Criar um Site Grátis Fantástico
2º ponto: Centro - Cultural

Bom aqui vamos falar um pouco do Centro - Cultural da cidade.

Coloquei duas fotos no topo para ilustrar as duas extremidades deste lado do centro. A 1ª foto são so Arcos Lapa, que hoje deixou de ser um sub-centro para ser um bairro. E a 2ª foto é a Igreja da Candelária, que representa a parte histórica da cidade.

  • Centro Cultural:

O que chamo de centro - cultural aqui nesta página, é a junção de centro-histórico e "badalado" da ciadade. Então para falar deste tópico destacaremos: Museus, Igrejas, Baladas e Passeios.

Estes tópicos destacados, em sua grande maioria, fazem parte da história do Rio de Janeiro. Pelo RJ ter sido a capital do país de 1763 a 1960, o Centro possui um grande apego com a historicidade da época. Esta parte é ótima para quem gosta de história.

  • Lapa:

O bairro da Lapa é um grande centro atrativo para quem gosta de boemia. Conhecida mundialmente por seu cartão postal, os Arcos da Lapa, leva consigo a marca da malandragem carioca(não posso afirmar se é uma coisa boa ou ruim), diversão dentre outras. Porém a culinária, bares e baladas do local são os pontos que mais chamam a atenção dos turistas.

A infra-estrutura não podia ser outra, antiga. Porém, com a revitalização e valorização do bairro, as pequenas construções se tornaram símbolo de evolução e manejamento cultural.

1. O que encontrar?

Aqui se você gosta de barzinho, uma boa música (pra quem gosta de samba, pagode e afins), diversão e valor cultural também.

A indicação de um bom barzinho para você ficar com seus amigos ou fazer novas amizades é o Carioca da Gema, o Ailton Guedes escreveu pra gente indicando este bar como o melhor da região, por ter um ótimo atendimento, localização e variedades na culinária, além de ter sempre novidades por lá. O endereço é Rua Mem de Sá, 175.

A Escadaria Selarón, talvez a Escadaria mais famosa da Cidade e conhecida no mundo, já foi vista em filme de Holywood e é ponto fixo de turista que visitam a cidade. Criada pelo chileno Chamado Jorge Selarón, ela une Lapa a Santa Tereza. Seus azuleijos espelham a grande genialidade e perfeição do artista. Não deixem de conhece-la.

O Aqueduto Carioca, mas conhecida como Arcos da Lapa é o grande charme do bairro. Erguida no período colonial tem grande significância e beleza para a cidade, em cima dos Arcos passava o bonde que ligava todo o bairro de Santa Tereza, porém depois de um acidente que houve no local, não voltou mais a funcionar. Pelos arredores você encontra arte e cultura regional.

 

2. Onde se hospedar?

Se você procura uma estadia pela região, faça as seguintes perguntas: Eu vou ao Rio procurando paz e repouso ou badalação? Se a resposta for badalação, com certeza você deve e tem que se hospedar pelos arredores da Lapa, porém se não, melhor procurar outro lugar. Porque este bairro está a mil nas 24 horas do dia!

Eu recomendo o Lapa Hostel,  que fica localizado na Rua do Rezende, 43. Perto da agitação do bairro. Lá você terá toda a comodidade e acesso fácil aos 4 cantos do Rio.

 

3. O que fazer?

Bom como eu já falei anteriormente, se divertir, badalar e afins... Monte uma lista de pontos que você tem que conhecer da cidade, tire um dia da sua viagem e conheça os arredores de dia e nos outros conhece os demais lugares. À noite, fique na Lapa e aproveite a boemia que ela tem de melhor!

 

 

  • Museus e Igrejas:

No Centro você também tem acesso à igrejas, com sua estrutura histórica, e museus. A igreja mais famosa é a da Candelária(foto), fica praticamente no meio da Rua Presidente Vargar (Modo de expressão , tá gente!). Na verdade é na Rua da Candelária, 81. Para quem vê não sabe dizer se a frente é a que está para o lado do mar ou na Rua Presidente Vargar, porque é a mesma coisa. Mas, quando observamos sua historicidade encontramos relatos que dizem que a sua construção foi erguida e moldada para ser de frente para o mar. Para quem gosta de conhecer igrejas, vale a pena fazer uma visita.

Encontramos também o Mosteiro de são Bento, uma das mais antigas da cidade. Foi construída em 1590, por monges vindos da Bahia. Sua aquitetura é de cair o queixo, todas seus pontos detalhadamente trabalhadas. Sua localização é R. Theophilo Otoni, 82. Uma boa dica para você.

vou escrever sobre um museu, o mais conhecido, que se localizam no Centro. O Museu Histórico Nacional.

O primeiro é o mais conhecido, leva consigo toda a hisrtória da Cidade, como documentos, imagens e objetos de época. Cabe a todos que levem seus amigos e família para fazer uma visitinha, vale a pena.

* O "Viajante" CLaudio Muniz, nos contou que esteve neste museu e contou uma história muito engraçada. Ele nos contou que quando veio a primeira vez ao Rio, veio com o intuito de conhecer a parte histórica carioca. Então no seu roteiro estava o Museu Histórico Nacional, ele foi com a sua namorada e no seu passeio com um guia, ele contou sobre as assombrações da cidade, e uma dessas histórias foi a de D. Maria, a Louca. Conta a lenda que ela morreu  contando  os azuleijos das paredes, de tão doida. Mas, a parte assombrosa é que ouvem ela gritando, até hoje no Paço Imperial, na Praça XV. Se você andar por aquelas ruas a noite, pode ouvir gritos por lá.  E nisso a namorada dele, Suzana Vianna, já ficou com um pé atrás. E andando pelo museu, meio desconfiada, chamou o namorado e ele não respondeu. Quando ela olhou para trás todos já tinha ido embora e ela havia ficado. Então, ela no desespero esbarrou numa estátua, e claro na hora passou um gurdo e viu, logo levou um esporro daqueles! Então o namorado rindo por detrás da porta saiu rindo e disse, ai está a maldição de Dona Maria, a Louca! (Apenas uma históriazinha para descontrair! rsr').

 

 

 

Gostou da matéria? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude e divulgar o site! =)