É um município do Estado do Espírito Santo (primeira cidade do Estado) mais especificamente da cidade de Vitoria. Sua historia tem inicio em 1535 com o desembarque de Vasco Fernandes Coutinho em virtude da posse da capitania recebida de Portugal (terra dos ora pois pois). Os constantes ataques indígenas forçaram os moradores da vila a refugiarem-se em uma ilha (futuramente a cidade de Vitória). Assim, a vila foi sede da capitania até por volta de 1550, quando foi transferida para Vitória passando a ser conhecida como Vila Velha.
Vila Velha ainda preserva em seu ambiente, urbano construções originarias do século XVI. A partir de 1550, com a mudança da sede da capitania para a ilha de Vitória (atual capital do Estado do Espírito Santo), a Vila do Espírito Santo passou a se chamar "Vila Velha do Espírito Santo A partir de 1550, com a mudança da sede da capitania para a ilha de Vitória (atual capital do Estado do Espírito Santo), a Vila do Espírito Santo passou a se chamar "Vila Velha do Espírito Santo.
A história de Vila Velha é um paralelo com historia do Brasil, o que garantiu à cidade a elevação de seus índices econômicos e a exploração de inúmeras belezas naturais, além de monumentos centenários.
ANDANDO POR LÁ
Vila Velha reserva opções variadas de exploração turísticas, são Praias, Unidades de Conservação, Patrimônios Históricos e Agroturismo.
Quando andar por lá conheça:
- PRAIA DA COSTA
Esta Praia cria uma paisagem deslumbrante que é desenhada pelo seu mar tranquilo, a pedra da sereia e as areias da Praia da Costa são seu atrativos para turistas. Suas águas são limpas e sua areia dourada .Com belezas naturais que têm como atrativo um calçadão onde todos os dias há pessoas praticando esportes e caminhadas
- PRAIA DO ITAPOÃ
Logo ao lado da Praia da Costa a Praia do Itapoã é aberta com areia fofa e mar de ondas fortes. É comum ver pescadores em sua orla puxando rede de pescas, além de barcos ancorados em sua praia. Esta praia oferece um ambiente tranquilo que favorece a pratica de esportes.
- MORRO DA MANTIQUEIRA
Com uma área de 140 hectares formada por manguezais e remanescentes da Mata Atlântica, área de baixada composta de restinga e terreno alagado, que compõe um conjunto paisagístico atraente. O ponto mais alto do Parque é o Morro da Manteigueira que possui 80 metros
- MORRO DO PENEDO
Localizado nas proximidades do Porto de Capuaba, massa granítica de 135 metros de altitude, seu nome significa rochedo, penha, porque vem de penhasco. Neste rochedo, em 1867, Hartt, esculpiu uma marca em forma de escudo para indicar a altura alcançada pela maré daquele dia e que não mais voltaria. Outrora, servia o Penedo de suporte.
- CONVENTO DA PENHA
A maior manifestação religiosa do estado e a terceira do País; a Festa da Penha, com romarias e afluência de devotos reúne turistas das mais distintas regiões do Brasil, normalmente ocorre a primeira segunda-feira após a Páscoa.
- CAPELA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES
Em alvenaria de pedras, localiza-se num topo de um morro, em frente a praia. Comemora-se a festa de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes anualmente
- MUSEU HOMERO MASSENA
Antiga residência de Homero Massena e Dona Edy Massena, sua esposa, que ali viveram até o ano de 1974, ocasião da morte do pintor. O museu retrata o modo como viveu o artista em sua época. O interior do museu busca reconstituir o ambiente em que trabalhou e viveu o artista
ONDE SE HOSPEDAR
Para repousar de tanta aventura e passeio veja os melhores hotéis.
- CHAMPAGNAT HOTEL
O Champagnat Hotel disponibiliza confortáveis apartamentos com varanda, ar condicionado, Tv a Cabo, frigobar, telefone e Internet Wireless Gratuita, além de uma sala de reuniões equipada com ar sprinter, flip chart, disponível para até 50 pessoas. É melhor indicação para quem quer conforto com custos acessíveis.
- HOSTESS HOTEL
Apartamentos com vista panorâmica para o mar. Todo conforto e privacidade em apartamentos especialmente decorados. Frigobar, ar condicionado, TV a cabo, suíte, serviço de quarto 24 horas e ligações diretas dos quartos. Esta é a indicação para quem procura requinte ao se hospedar em Vila Velha.
Vila Velha é linda e aconchegante e fica logo ali do ladinho de Minas Gerais e Rio de Janeiro e ainda se vê muitos Bahianos por lá o qe garante que lá é lugar perfeito, afinal lá se pode comer pão de queijo, deitado na rede, tomando um boa caipirinha.
Viaje já pra lá.