Diamantina é um município histórico do Estado de Minas Gerais, com uma poplulação estimada de 45.884 habitantes, segundo o CENSO 2010.
É um município histórico que abriga grandes personagens brasileiros, foi em Diamatina que nasceu o ex-presidente Juscelino Kubitschek e da famosa escrava Chica da Silva quando o município ainda recebia o nome de Arraial do Tijuco.
A fundação do Município de Diamantina se deu em 1713 com a construção da capela em homenagem ao padroeiro Santo Antônio, em 1729 ficou conhecida após a crescente exploração de diamantes que eram encontrados por lá em 1729, e recebeu o nome de Diamantina em 1831.
Diamantina fica a 285 km de distância por rodovia da capital do Estado (Belo Horizonte), banhado pelo Rio Jequitinhonha, Ribeirão das Pedras. Quem visita Diamantina também conhece a famosa Estrada Real um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil.
Em Diamantina é lugar onde se fala “uai sô”, e ainda se regozijam com as famosas serestas, onde músicos da cidade se apresentam ao ar livre nas ruas e toda a população pode assistir fazendo das sacadas das casas históricas (muitas delas ainda preservam a construção original desde a época dos escravos).
Portanto visitar Diamantina é visitar historia, e ter historia para contar, mas historia boa mesmo é historia ilustrada não é mesmo? Então antes de chegar a Diamantina providencie sua câmera fotográfica a tira colo, para isso você pode contar com os melhores preços de câmeras digitais disponíveis na Ricardo Eletro, e pode ainda aproveitar os serviços OI FOTOS REVELAÇÃO DE FOTOS ON LINE.
ONDE FICAR
Em Diamantina você tem muito “trem” para visitar, tanto o transporte como os “trem” que tem lá mesmo. É muita diversão, muita caminhada pela Estrada Real.
Ao procurar uma hospedagem confortável dentro de um orçamento econômico, procure o Diamantina Hostel para descansar, este hotel oferece hospitalidade, privacidade e segurança, conforto com economia e praticidade, tranquilidade e o prazer de conhecer os sabores do Vale do Jequitinhonha, além de apartamentos confortáveis, vista privilegiada da cidade e o máximo de economia bem perto do Centro Histórico.
Já se você prefere uma estadia mais ousada, a melhor opção de hospedagem é o Hotel Tijuco Diamantina ispõe de 27 apartamentos amplos e confortáveis sendo, 16 luxo e 11 standard, com hospedagem para aproximadamente 80 pessoas. Apartamentos com: banho privativo. Frigobar, tv, telefone e ventilador. Acrescentando-se aos luxos varanda que permite vista panorâmica da cidade e da Serra dos Escravos.
Mas se preferir encontrar maior diversidade em opções de hospedagens não deixe de conferir as varias opções disponíveis no Hotel Urbano.
PRINCIPAIS PONTOS TURISTICOS
Ao visitar Diamantina você não pode deixar de visitar:
CASA DA GLORIA
Integrada por duas edificações dos séculos XVIII e XIX, onde antes abrigava o colégio das irmãs vicentinas e hoje é sede do Instituto Casa da Glória, da UFMG.
BIBLIOTECA ANTONIO TORRES (CASA DO MUXARABIÊ)
Erguida na segunda metade do século XVIII, com sacadas de treliças. Possui um rico acervo histórico com documentos e livros raros.
MERCADO VELHO
Construído em 1835, era ponto de venda de mercadorias trazidas pelos tropeiros. Atualmente abriga o Centro Cultural David Ribeiro e a tradicional feira de artesanato, comidas, bebidas e hortifrutigranjeiros realizada aos sábados.
CASA CHICA DA SILVA
Antiga residência da ex-escrava, hoje é sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
CASA DE JUSCELINO
Museu da vida e história do ex-presidente diamantinense Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Quando resolver visitar Diamantina confira antes de tudo os pacotes de viagens mais acessíveis na CVC. A TAM Linha Aéreas também oferece constantes passagens aéreas em promoção. Quem visita Diamantina recomenda:
“Fui a Diamantina em 2011 com um amigo que me convidou a conhecer o lugar, já que antes nunca havia ido há uma cidade histórica.
Peguei um avião do Rio de Janeiro até BH e de lá peguei um ônibus. Viagem longa de mais ou menos 5 horas para chegar a cidade que é bem aconchegante e convidativa já que oferece diversas opções de turismo histórico no lugar, além de ter a sua peculiaridade e junto a história de Juscelino e Chica da Silva onde nasceram e viveram. Conheci a passarela do antigo orfanato de freiras, muitas igrejas e as típicas ladeiras íngremes destas regiões. E por fim a Estrada Real que foi o caminho por onde o ouro que era extraído de Minas passava até chegar ao Rio de Janeiro.
“Recomendo a região para todos que gostam de lugares históricos e descobrir coisas novas”.
Kelly Rodigues – Viajante
Conhecer Diamantina é conhecer as vielas históricas, só não esqueça antes de tudo treinar seu mineirês para quando chegar lá não se assustar quando pedir informação, pois pra mineiro tudo fica logo ali, mas vá e aproveite porque lá é “bão demais”.
Ah! Quando fizer as malas não se esqueça de levar.... Como é que é que chama mesmo?
Ah! Sim, não se esqueça de levar “o coiso”.
Boa Viagem